Vivienne de Watterville : o apelo da selva.

tania navarro swain

Resumo:

As mulheres de aventura abrem painéis desconhecidos da história. Vivienne de Watterville, exploradora, amante  dos animais, do silêncio e da solidão encanta-nos com seus périplos, cheios de sensibilidade e de humor.

Palavras-chave: animais, selva, solidão, exploração

 

O que nos trazem estas mulheres de aventura em suas narrativas?

Mostram, de início, a presença das mulheres em todos os campos de atividade e em todas as épocas, ali mesmo onde se pensava que estavam unicamente no interior doméstico, cuidando das crianças. Elas rasgam o espesso manto da memória social que não cessa de cobrir as atividades das mulheres tanto no social quanto no político.

Estas mulheres de aventura abrem assim um novo campo da história, aquele que costumo chamar de “história do possível”. É a história que acolhe todas as possibilidades do humano, dos sistemas sociais que não fazem do sexo seu ponto central, arma para impor a dominação de um pelo outro, segundo a “natureza” dos corpos biológicos.

Suas aventuras mostram também que há uma escolha, em todas as épocas e espaços, de ultrapassar o papel ao qual  se pretende assujeitar as mulheres a um destino biológico que as define enquanto corpo específico capaz de procriar .

 Assim, elas demonstram, com suas proezas, que as coerções não são sempre tão rígidas, sobretudo no caso de mulheres européias, que aqui nos interessam. Isto significa que as representações sociais que continuam a ser recriadas sobre o passado são, sobretudo aquelas de um patriarcado do presente, que pretende desta forma justificar a dominação das mulheres a partir da tradição e da natureza, nos discursos e na memória social.

Elas são legião, aquelas que decidiram seguir seu desejo de liberdade, de independência, que deixaram família e país para ir à descoberta da diversidade. Traçam assim por sua experiência de vida e de viagem, uma subjetividade além das dicotomias mulher / homem. Quer seja nos mares, nos ares, nos desertos, nas selvas, na pobreza ou na abundância, com financiamento oficial ou com seus próprios recursos / trabalho, elas percorrem o mundo que suas narrativas nos fazem descobrir. E nos espantam a cada passo.

Como escolhi nomes e caminhos de mulheres de aventura para serem analisados e comentados?

Por simples acaso da pesquisa, pela simpatia que despertaram, o tipo de aventura que viveram, nada de preciso, nada de fixo, eu navego em suas águas e busco seus nomes e seus livros em toda parte.

 

Vivienne de Watteville

 

Esta que hoje me interessa é Vivienne de Watterville, mulher de aventura, amante dos animais, em busca das solidões mais absolutas, dos grandes espaços interiores, inseridos em uma cartografia cujos contornos são por ela determinados. A Natureza a encanta com sua força e sua beleza.

O que finalmente a faz correr para a África, país de boas e más lembranças? As más dizem respeito à morte de seu pai, Bernard de Watterville, morto por um leão em 1924, durante uma expedição na África do Sul., no Zimbábue, Ken ia e Uganda.  Ele fora encarregado pelo museu de história natural de Berne de reunir os melhores espécimes possíveis da fauna africana. Vivienne o acompanhava e assumirá em seu lugar o restante da missão. 

As boas lembranças são o espetáculo das savanas e das florestas selvagens, da Natureza acolhedora, do companheirismo, da presença de seu pai até seu desaparecimento.

Há uma poderosa atração exercida pela África, que leva uma quantidade de mulheres a explorar, viajar, realizar seus sonhos,  sua busca de liberdade que encontram nas savanas sem fim. [1]

Com efeito, apesar da febre, do desconforto, das privações e das distancias, a África, diz Vivienne, é um imã:

“ Apesar de tudo, a África é um dos lugares mais fortes que existem no mundo. O calor, a poeira, os mosquitos... [são] nadas, prosaicos nadas![...] o que, depois de longo tempo permanece na memória é este algo de furtivo que todos, em graus maiores ou menores, buscam sem cessar e do qual, em raros instantes, em lugares isolados, a África nos concede, a inesquecível e fugitiva visão.” (TE :14)

Este sabor a sustenta e a natureza a chama. É então que ela vai ao encontro dos animais, não mais como caçadora implacável, não mais para persegui-los, um fuzil em punho, mas para conhecê-los, para vê-los viver, para se iniciar com eles aos prazeres da vida, na liberdade da savana.

“Meu sonho fora sempre de ir para as estepes, sem armas , ou seja, sem premeditações e ganhar a amizade dos animais selvagens.” (TE :11)

O que ela quer, na verdade, é tomar “um chá com os elefantes”. [2]

A máquina fotográfica em lugar do fuzil e ela corre as trilhas sob um sol implacável, sem atentar para a  poeira e insetos que a envolvem, para encontrar os rebanhos de antílopes, de rinocerontes, de girafas, de zebras e muitos outros animais, sem falar de uma busca constante dos elefantes, seus preferidos.

Seus amigos a desencorajam e a única pessoa que a apoiou foi... sua avó, que exclamou, ao ouvir seus planos:

  “ Ah, se eu tivesse quarenta anos menos, eu iria com você! A solidão! É o que há de melhor no mundo, é a única maneira de se aprender alguma coisa” (TE :10)

Estas palavras não fizeram senão incitar Vivienne: a solidão da savana, povoada porém deserta, selvagem e deliciosa, sombria e prazerosa. A solidão à qual ela aspirava incluía também afastar-se dos brancos, seus hábitos, suas hierarquias e modismos, suas representações da vida e das relações sociais, sua loquacidade e seus ruídos inúteis aos quais ela queria escapar. Mas era encarar sua própria solidão enquanto indivíduo que a interessava:

“ Na base de todas nossas vidas há uma grande e terrível solidão, à qual, em fim de contas, não podemos escapar. Entretanto, indo de encontro a ela, no meio do caminho descobre-se que seus terrores eram ilusórios. A solidão é uma aliada, não há nada a temer, pois verdadeiramente a Natureza nunca traiu aqueles que a amam." (PMC :146)

E há também a percepção de um mundo que estava acabando, de uma Natureza que não seria mais a mesma em pouco tempo. E é desta natureza ainda vivaz que ela pretende saborear. Explica:

«  Eu estava naturalmente dentre aqueles que se insurgiam contra o progresso quando este por fim ligar estreitamente o mundo e reduzi-lo, de abrir a África a automóveis e aviões demais.” (TE :66)

Sem falar dos caçadores, das expedições de massacre de animais cujos restos macabros eram transformados em troféus para inflar egos inseguros. É espantosa a quantidade de animais dos quais Vivienne fala e avista, perseguindo-os com sua máquina fotográfica: espécies múltiplas, carnívoras, herbívoros, répteis, toda sorte de pássaros. O que deles restou hoje? Ela é precursora dos safáris-foto, que, entretanto, levaram tempo demais para substituir uma caça predatória sem limites.

Sua volta para a África, em dois momentos consecutivos, na savana e nas montanhas nos anos 1930 permitem-lhe de reencontrar no Quênia velhos companheiros, além da liberdade e da solidão que almejava e das quais tinha necessidade.

Quando parti para a planície não sonhava em passar dois meses em um refúgio de montanha no alto do Quênia. Foi melhor que eu o ignorasse, pois isto me tornaria impaciente e considerando agora estas duas aventuras diferentes em seu caráter, não sei realmente qual foi a melhor[...] e ainda que tivesse  tido como objeto os elefantes e a outra a montanha, foram para mim uma comunhão de intenção que as reuniu uma à outra e lhes deu uma mesma conclusão.” (TE :23)

Misteriosa, não temos muitos detalhes sobre sua vida. Sabe-se, entretanto, que nasceu em 1900, e morreu com 57 anos, filha de uma inglesa e um suíço. Supõe-se que não era pobre, pois financiou suas viagens às suas próprias custas.

Suas andanças pelo Quênia a levam em um vasto território cujo percurso necessita a autorização do Diretor gral do Serviço de Caça em Nairóbi: ela queria entrar na Reserva meridional dos Massai, até o limite do Tanganica. Disseram-lhe que “era de longe o melhor lugar que restava e que os animais selvagens eram numerosos.” (TE :18)

Vivienne teve muitos problemas para obter esta licença pois ingenuamente havia declarado a todos os ventos o objetivo de sua viagem :

As fotografias não tem grande importância [...] o que eu desejo realmente é criar laços de amizade com os animais.” (TE :9)

O Diretor não é conciliador:

“[...] Você vai passar sua mão sobre o seu dorso! É insensato! Não será jamais permitido sua partida para uma expedição tão absurda!” TE :19)

Seu projeto provoca a derrisão da comunidade inglesa local :

“Aí reencontrava ainda a Inglaterra; aí, eu estava no portal da aventura e pronta para partir, mas não via ninguém que tomasse minha expedição a sério. Quando a ela aludia, começavam a rir com gosto.” (TE :19)

Mas ela não desiste e finalmente consegue, através da amizade do secretário do diretor a ajuda de que precisava e isto em diversas ocasiões: ele lhe manda, onde quer que ela se encontre, livros, víveres ( frutas, legumes, ovos, manteiga,etc.) (TE :20)

Vivienne preza seu conforto : organizou sua expedição meticulosamente e transportou 20 caixas com seu material, que compreendia o necessário para sobreviver, mas também um gramofone, discos, suas máquinas fotográficas, caviar, champagne, salmão defumado, lagosta, patê de foie grãs, livros preferidos, sem esquecer, claro,

“ [...] lanternas, cantis, potes, caçarolas e todo o encantador e indispensável material que uma expedição deste tipo reclama[...](TE :21)

Confessa se envergonhar um pouco com a posse destes objetos de luxo e acrescenta, com candura “[...] trouxe-os para o caso em que ficaríamos reduzidos a rações muito magras[...]”(TE :78)

Depois de muita discussão e dificuldades, ela consegue finalmente partir inicialmente por trem e em seguida caminhão, “ o meio de transporte mais caro que já se foi inventado”, com seus seis empregados que ela chama de “boys”, segundo o costume da época: uns  são encarregados de montar os acampamentos, outros da cozinha, um deles deve seguí-la em seus passeios para assegurar sua proteção ( exigência do Diretor). Jim era seu fiel empregado que já havia trabalhado com ela e seu pai em sua última e infeliz expedição.

[..] ele mantinha tudo perfeitamente limpo e em ordem: rapidamente percebeu meus hábitos e previa meus desejos. Ele compreendeu rapidamente meu amor pelo silencio. »(TE :44) 

Havia também Karioki, « admirável cozinheiro”.

Ele possuía uma infatigável imaginação e ainda que nossas provisões fossem pobres, ele não suportava se repetir[...] estava sempre de bom humor, de uma honestidade escrupulosa e exercia uma excelente influencia sobre o acampamento.” (TE :45)

Por outro lado, Mwanguno, velho companheiro igualmente,

“ Quando não havia nenhuma razão para reclamar, ele reclamava com todas suas forças, a tal ponto que se podia crer que ia criar um motim entre os outros boys. Mas quando, ao contrário, as coisas iam efetivamente mal, ele mostrava então todo o devotamento que se escondia não se sabe onde sob esta estranha raiva.” (TE :43)

Muthungu, membro da expedição anterior, “[...] era bem pequeno: suas vestes eram sempre uns trapos como os de um mendigo profissional. [...] Mas ele era cheio de boa vontade e ele também fazia parte do passado.” (TE :45)

Asani, seu companheiro de andanças, do qual ela gostava muito e Mohamed, imposto pelo Governador para « protegê-la” . Seus sapatos com pregos eram o terror de Vivienne, pois o barulho que faziam chegava aos animais bem antes que eles pudessem ser vistos.

“Mohamed, desde o início, não havia cessado de ser um espinho em minha carne. Jê nunca tivera vontade de trazê-lo e detestava o enorme fuzil para elefantes que ele carregava no ombro em qualquer lugar da savana em que me seguia com seus sapatos ferrados.” (TE :38)

Esta era portanto sua equipe , que a ajudava nos trabalhos quotidianos e a acompanhava em suas loucas corridas atrás dos animais, durante horas. E não atrapalhavam seu desejo de solidão, pois faziam parte desta África que ela viera busca: mas entravavam, às vezes, seu caminho, pois como todo mundo,  não compreendiam seu objetivo. Observar os animais? ! « Que idéia ! » quase se podia ouvi-los murmurar.

 

A escrita de si

A solidão era para Vivienne um caminho de serenidade e de força, uma busca do equilíbrio, de uma unidade, de harmonia.

Na solidão era possível ter um distanciamento para  ver claramente o objetivo a perseguir.[...] mas resta-me o aprendizado de alguma coisa tão delicada que o equilíbrio não pode ser encontrado com segurança e que na verdade se passa toda a vida a buscar. E é dado a poucas pessoas encontrá-la e chegar a um conhecimento de si tão exato que permita atingir fora de si mesmo a uma eterna liberdade” (TE :76)

Seus livros não são autobiográfico, são a narrativa de um caminhar, de um desejo paradoxal de encontro na solidão.

Norma Telles , a propósito da escrita de Virginia Woolf :

Woolf pretendia fazer a escrita da vida- life writing- uma noção fluida que substitui o conceito tradicional de biografia[...] Para ela era preciso buscar os momentos penetrantes na história e na vida trazidos do mundo social do sujeito, sobretudo daqueles que indicavam movimento e mudança[...](Telles, 2011 :3)

A escrita de Vivienne de Watterville está justamente localizada na transumância da experiência, esta lenta transformação do olhar, movimento proposital mas sem um fim preciso, apenas os prazeres da visão, do ouvido, do  olfato, sentidos primários sufocados pelos ruídos do humano e suas obras.

É uma escrita de si, tal como a define Margareth Rago:

  “Compreendo a “escrita de si” como uma das atividades constitutivas das “estéticas da existência”, como uma das tecnologias pelas quais o indivíduo se elabora e constitui sua própria subjetividade[...][...]. (Rago, 2011 :2)

Os livros de Vivienne de Watterwille representam assim a imagem de uma ativa transfiguração: sua busca inflexível da solidão a coloca face ao outro absoluto, a Natureza: de caçadora impiedosa Vivienne torna-se amante dos animais vivos, aquela que escuta o canto dos pássaro, que observa a vida se desenrolar diante dela, sem buscar aprisioná-la ou destruí-la.

Sua escrita aponta para estes “momentos penetrantes” cuja importância toma a forma de life-writing, a construção de si sem limites, sem obstáculos, sem termos, sem conclusão. Ao lado de sua aventura propriamente dita, feita de perigos, de escaladas, de longas marchas nas savanas e montanhas do Quênia, perseguida e perseguindo os animais, é a aventura de sua vida que se desenha em traços efêmeros pois sempre redesenhados. Diz ela:

“ Não há nenhum perigo em exagerar a introspecção: ela não atinge senão o umbral do conhecimento de si, pois logo que se conhece algo, procura-se outra coisa. Na Natureza aprende-se a se conhecer a si mesmo como o objeto mais próximo com o qual se dever viver e trabalhar e só então se pode esquecer sua própria existência no milhão de coisas interessantes e belas que nos envolvem.” (PMC :84)

Agrada-me  de pensar que o caminho de Vivienne de Watterville representa uma escrita de si, um movimento de expansão para um equilíbrio sempre precário entre o in e o out em um processo de interação com a Natureza – o outro absoluto – que se faz na solidão, na busca da harmonia.

“É preciso para  atingir a harmonia uma perseverante concentração. Ela não espera com os braços abertos [...] É preciso se perder no todo para se reobter a si mesma.[...] Sente-se uma imensa força, livre e simplificada não pelo si mesmo, mas porque se é isto.”

Tomar o tempo de auscultar o tempo que passa, o silencio povoado de pequenos ruídos agradáveis – o canto dos pássaros, a música das águas, o andar calmo dos animais, toda a vida da savana que com freqüência se esquece.

Vivienne se exprime assim :

«  Eu amava este lugar que ninguém conhecia e voltava sempre a ele pois o que desejava [...] era obter a amizade com o mundo a minha volta, ao menos compreendê-lo. Sozinha no silencio atenta e na beleza desta solidão, chegava às vezes à seus limites. Estendida no chão, o coração apertado contra esta terra vermelha, a fronte contra as pedras, eu sentia não apenas o contacto físico; assim deitada, eu sentia que também era feita desta mesma terra que tocava e amava, composta dos mesmos elementos que compõem as rochas, as árvores ou as estrelas, assim como os pássaros e os animais[...]”  (TE :145)

A linguagem é aqui testemunho da experiência constitutiva do sujeito, um conjunto de atos, de percepções, de memórias, de re-programação de reflexos, de hábitos perdidos, do novo olhar  sobre as coisas vivas, sobre os detalhes esquecidos de uma natureza luxuriante. Com efeito, Vivienne atualiza seu processo de subjetivação a todo instante e acompanhamos, partilhamos seu caminho através da leitura.

Seu objetivo, neste sentido, não visa domar os anseios do corpo, a violência dos desejos para transformá-lo em um sujeito “moderado”; não há aqui uma relação à verdade sobre si (Foucault, 1984 :102/103) pois o sujeito é em construção, não há uma essência “verdadeira”.

O prazer é de outra ordem, para além da moral, para além das pulsões sexuais, do sistema sexo; gênero. São, portanto, práticas de si que se desenvolvem e se renovam em prazeres de si, que não tem necessidade de abstinência ou de moderação, de normas, injunções, de temperança.

“ [...] A primeira condição para a felicidade é a serenidade de espírito [...] e é o que a Natureza nos ensina: andar simplesmente, olhar as coisas com afeição e aprender a paciência que não pode nascer senão de um amor infinito.(PMC :119). Aqui, nesta cabana de uma só peça minha porta se abre diretamente sobre o flanco da montanha: as folhas , como mensageiras amigáveis flutuam na brisa matinal e os pássaros pulam sem nenhum medo a meus pés. Não posso evitar de pensar que tiramos uma alegria mais doce e completa destas coisas que do fardo e da responsabilidade dos bens que deles nos separam. “(PMC :82)

Os prazeres de si não são feitos unicamente de uma união contemplativa da natureza, mas de uma ativa presença que incorpora os elementos à seu projeto de “ criar amizade com os animais”, em profunda interação com a Natureza ela mesma. O olhar, o ouvido, o gosto, o tato, todos os sentidos são mobilizados nesta busca de interação e de percepção da natureza:

"Da floresta se eleva o odor de uma vegetação luxuriante, acre, ácida e doce ao mesmo tempo, nas trevas e o cheiro da terra, do orvalho e do fogo de lenha; o ruído da água que corria sob as pontes e as notas líquidas que parecem  sinos, as rãs,  traziam em torno de mim esta floresta agora invisível” (PMC :16)

Entre estes prazeres, evidentemente, o gosto da aventura, que não estava livre de perigos.

“ A vida, ela mesma, pensava eu, não é atraente senão quando a vivemos perigosamente, aceitando o combate com uma confiança satisfeita, arriscando tudo e se dedicando de todo coração. Nada nos pertence com toda segurança, nem a vida, nem o amor, nem o dinheiro, nem os bens, a menos que estejamos prontas a tudo abandonar a todo momento. Pois logo que queremos abrigar algo de todo risco, já o perdemos assim como a liberdade de espírito.”»(TE :109)

Vivienne de Watterville parte em busca destes prazeres de si explicitada em poucas palavras : fazer amizade com os animais, incorporar a linguagem os humores, as belezas da natureza.

De um ponto de vista feminista, é um ser que não parte de sua condição social de “mulher” para realizar seus projetos. Pois ela não depende do consentimento de ninguém para realizar seus sonho, mesmo se parecem um pouco malucos para todo o mundo. Ela sabe o que quer e não assinou nenhum “contrato sexual” (Pateman) que define as mulheres em função do biológico e da “ordem natural”.

Em nenhum momento se percebeu em sua escrita um assujeitamento qualquer às normas e coerções impostas às mulheres pelas sociedades inglesa ou africana- de onde ela vem e onde se encontra. Para os africanos ela não era uma mulher, mas um representante dos colonos dominantes, e podia, portanto, viver como bem lhe parecia; para os ingleses ela era excêntrica e os ingleses adoram isto, a excentricidade faz parte de seu way of life.

As coerções que fazem parte do “ser mulher” não a tocam: ela não é presa nem do dispositivo da sexualidade [3] ( de sua época) nem ao dispositivo amoroso. [4].  Nada de amor romântico, nada de maternidade para atrapalhá-la em suas viagens, nada de fragilidade ou fraqueza diante dos elementos e sobretudo uma firme vontade de ter sua independência, de seguir seus desígnios, suas aspirações, mesmo se elas são “irracionais”.

Neste sentido, todas as mulheres de aventura não são mulheres, pois elas recusam os limites, as obrigações, as representações e imagens sociais que definem o “ser mulher”, a heterossexualidade obrigatória e a injunção à maternidade. O que elas nos mostram estas mulheres de aventura, é a construção social do sistema sexo / gênero  pois em suas viagnes elas não encontram as coerções que “generizam” seus corpos-em-mulher, em sexo social Se como indica Teresa de Lauretis é a experiência constitutiva individual em relação com o meio social que cria o gênero “mulher”, elas circulam em suas viagens enquanto estrangeiras a seus corpos, estrangeiras de si e igualmente aos “outros” sociais  que querem fixar-lhes  um pertencimento, uma identidade.

 Os animais

Entretanto, tudo não é feito de beleza e harmonia: o calor é sufocante, os mosquitos, a poeira, as moscas, mas nada a impede de ir para toda parte, Ela faz escaladas, se perde nas florestas, entra em moitas afiadas, cai num formigueiro, mas se refresca nas águas dos riachos, sempre em sua busca pelos animais. Às vezes é forçada a ir muito longe, mas aos poucos os animais se aproximas e em breve ela terá SEUS quatro elefantes que quase lhe permitem a aproximação.

Vivienne queria se instalar, ter um acampamento de base a partir do qual ela iria em busca dos animias, onde ela pudesse também observá-los e se integrar à natureza, sentir o silencio, escutar as estrelas. Não pretendia se estabelecer no Quênia, como muitas de suas compatriotas; não queria também viver com os naturais do local. Ela vivia uma busca pessoa que se desdobrava em longas caminhadas pela savana e também as escaladas  perigosas sem cordas e sem equipamento. Gostava de abrir novos caminhos, perder-se, encontrar-se, observar toda espécie de animais. Sobretudo os elefantes!

Suas narrativas são tão pitorescas quanto filosóficas, pois ela está constantemente meditando sobre o que lhe acontece. Suas descrições são belas, ela tem o dom da escrita, é engraçada, irônica, crítica mas sobretudo deslumbrada pela Natureza que a circunda, sob todas suas formas, flores, árvores, arbustos, pássaros de toda sorte, céu, tempestades, deserto, montanhas.

Seu acampamento é seu chez soi e cada dia a natureza a surpreende e encanta

“ Minha árvore era o refúgio de uma colônia de pequenos pássaros cujo pipilar e agitação me envolviam enquanto sentada em minha cama, eu olhava sob a beira do teto, na direção da clareira inundada de sol e brilhante de orvalho e das árvores com ramos achatados que cintilavam como esmalte sobre o implacável azul do céu”.(TE :31)

Ela descobrirá, entretanto, que o local escolhido para acampar estava sobre o caminho dos rinocerontes e dos elefantes que iam beber no riacho. .(TE :154) Isto lhe fez medo? Nada disto!

«  Eu havia acabado de chegar para o café da manhã quando vi três elefantes avançar lentamente através do acampamento e passar ao pé da colina, para tomar a trilha habitual” (idem)

 Em vez de lhes  correr atrás, eles vinham até ela! Mas não era suficiente, pois não havia ainda tido a oportunidade de “ tomar chá” com eles, tornar-se sua amiga. Ou quase. Ela  tornara-se, talvez, simpática a eles.

«  No dia seguinte ia em busca dos elefantes ; encontrei-os, ali pelo meio dia, na parte mais espessa da floresta repousando do calor.[...] balançavam-se docemente de um pé para o outro, meio adormecidos, fazendo ruidosos grunhidos: de tempos em tempos, eles se abanavam com suas orelhas; quando enfim perceberam-me, meio dissimulada atrás de uma árvore, a alguns metros deles, olharam-me de uma maneira tolerante e sem a menor suspeita.[...] Um dos elefantes apoiou suas presas contra um galho e adormeceu: enquanto ele dormia[...] uma grande borboleta amarela girava em volta de sua cabeça. Isto deu o último retoque à intimidade pacífica da cena; tive então a impressão que não tinha senão que deixar de lado minha máquina fotográfica e andar na pontinha dos pés até os elefantes e me sentar tranquilamente a seu lado.” (TE :155)

Parece-nos ver estes grandes e sonolentos elefantes sob a sombra das árvores, eles parecem tão calmos... mas Vivienne sabe muito bem que eles podem se tornar ferozes e atacar com uma rapidez incrível Finalmente ela decide não ir  lhes oferecer uma chávena de chá, para grande alívio de seus boys.

Alguns outros encontros tão pitoresco quanto este com os animais são porém perigosos:

“ Víamos todo tempo traços de rinocerontes , de búfalos e de elefantes. Eu andava na frente, os olhos presos à pista quando atingi uma grande rocha que se encontrava no meio do caminho. Ia rodeá-la quando de repente ela se levantou perto de mim, com um barrido aterrorizante de um rinoceronte. Dei um pulo para trás [...] e em um piscar de olhos nos dispersamos como palha ao vento".(TE :120/121)

E já que seu objetivo era se aproximar dos animais, ela comenta, com humor:

“ O leitor pode, com razão, se espantar de que eu não tenha aproveitado desta explendida ocasião e nada teria sido mais fácil que de subir no rinoceronte adormecido e coçar-lhe atrás das orelhas. Talvez ele gostasse disto, mas se não, as ocasiões de renovar esta experiência teriam sido para sempre reduzidas".(TE :123)

Vivienne  teve outros encontros inesperados 

«  Eu avançava tranquilamente entre as árvores quando fiquei com o pé levantado, surpresa por um repentino grunhido raivosa e recuei vendo um leão partir literalmente sob os pés.” (TE :141)

Vivienne recebeu muitas visitas em seu acampamento, rinocerontes que o atravessaram, leões que rondavam, girafas que apareciam, antílopes que passavam, avestruzes que se lançavam em perseguições, rebanho de zebras que quase a esmagava ( ela descreve um potrinho-zebra de uma beleza incrível), pássaros em toda parte.  A quase um quilômetro  de seu acampamento, impalas ( antílopes) bebiam no riacho(TE :36-37) Ao lado deste incessante vai e vem, Vivienne recebeu também a visita de duas inglesas que iam ao Tanganica e passaram por lá para ver esta excêntrica que queria criar amizade com os animais.

   Se ela não conseguiu esta proeza, os animais ao menos estavam lá, em grande número e em grande variedade! Além disto, ela havia feito um esconderijo próximo ao leito do riacho onde “[...] eu passava agradavelmente meu tempo a observar os pássaros” enquanto os grandes animais não apareciam para beber.

Estas descrições nos fazem sonhar :

“A noite caia: a brisa dissolveu até a menor nuvem de um céu onde as estrelas brilhavam com uma pureza cristalina. Elas inundavam de música as colinas, as enfeitavam de uma beleza que me envolvia e me transportava.[...] O tempo cessava de .existir. (TE :146)

E aí, surpresa !

« Antes de me levantar no dia seguinte, olhava lá fora e vislumbrei um elefante sob a árvore perto da tenda. Ele não mostrava nenhuma pressa e arrancava tranquilamente os ramos.” (TE :146)

Um convite para o café da manhã passou-lhe pela mente ( será que ele gostaria do porridge ?) mas foi logo abandonado, pois o vento havia mudado e ele mostrou um grande mau humor vendo-a, e ela rapidamente entrou na tenda.

O refúgio

Depois de sua temporada na savana, que durou por volta de 6 meses, Vivienne de Watterville realizou um outro sonho e uma outra aventura, a de ficar em uma cabana-refúgio, nos flancos do monte Quênia, a uns três mil metros de altitude. Se na savana ele teve febre, ataques de malária repetidos, na montanha ela sofreu do frio e de uma dor de dentes horrível. Ela mesma arrancou seu dente. Primeiro, amarrou-o a uma linha de pesca, presa no alto de uma viga e tentou saltar. Nada. Então...

« Veio-me a idéia de amarrar a linha no alto da porta, de tal maneira que ficou esticada quando eu me punha na ponta dos pés. Isto funcionou admiravelmente, pois a dor no dente era ainda menos penosa que ficar na ponta dos pés durante cerca de duas horas; mas eu não consegui mesmo assim arrancá-lo completamente e a dor tornou-se tão intolerável que peguei o alicate na caixa de ferramentas e finalmente a operação” (PMC :124)

 Pouca gente teria esta coragem!

Desta vez ela fica realmente só, pois os carregadores depositaram seu equipamento e foram embora.

« O silencio após sua partida era tão sensível que, por assim dizer, vê-lo, como se fizesse parte do ar leve e azul e destes picos longínquos que tremiam na luz líquida ao ponto de se dissolverem na pureza do céu. (PMC :118)

Mas ela não estava totalmente só, pois sua cachorrinha, Siki, estava sempre com ela. Era uma pequena das ruas, charmosa e brincalhona, pequena e corajosa. “Ela era de uma incurável desobediência, mas eu admirava sua audácia[...] eu não teria podido montar minha tenda tão longe [...] Siki estava lá para me proteger.” (TR :140)` Ela consegue domesticar algumas perdizes, algumas tourterelles ( pequenos pombos), espia as corneilles de asas vermelhas, penetra na floresta primitiva, “[...] asilo secreto de paz”. (PMC :132) O refúgio torna-se seu novo chez soi, acolhedor, cuja simplicidade aumentava o prazer de lá estar.

Durante dois meses ela saboreia a natureza, experimenta os eflúvios das flores, mergulha nas águas geladas dos riachos, caminha pelas trilhas, escala sem cordas, lê, vive intensamente a solidão, o silencio, a harmonia. Mas ela teve também que combater o fogo que destruiu os arredores da montanha e durante dez horas a batalha foi feroz para evitar que seu refúgio fosse destruído.

No silencio e na solidão, Vivienne de Watterville vive seu sonho, realiza sua aventura de escalar a montanha Quênia, incorpora-se à natureza que ela tanto aprecia. A seu redor, as cores e os sons se misturam:

[...]eu compreendia bem que isto não dependia de linhas, apenas de cores: cores vivas, verdes e azuis, amarelos incendiados pelo esplendor da manhã, flores douradas se destacando sobre o azul,; uma coloração tão viva que parecia formar uma canção.” (PMC :21)

E a música completa seus prazeres, os prazeres de si: com seu gramofone que a seguia por toda parte, ela ouve música de chambre, seus clássicos preferidos que se entrelaçam aos rumores da natureza.

 « Nas asas da música, parece-me enfim possível voar através do silencio e abraçar a eternidade. Esta noite, depois de deliberar longamente sobre a escolha a ser feita, decidi-me pelo Trio ao Arquiduque de Beethoven. Nesta noite africana, o efeito foi extraordinário, que emoção senti ao escutar o mais belo dos movimentos lentos se desenrolar sobre um fundo onde se mesclavam os ruídos da floresta, o canto dos grilos, dos pássaros da noite e o longínquo rugir dos leões”. (TE :34)

Vivienne de Watterville foi uma mulher livre, independente, corajosa que soube realizar seus desejos, construit sua subjetividade fora das normas, dos limites impostos às mulheres; ela construiu uma vida ou um momento de aventura inestimável para sua escrita de si.

Ela confessa seus medos e os vence, ela brinca com os perigos e pouco lhe importavam as dificuldades ou os obstáculos em seu caminho. Mulher extremamente simpática, mulher de aventura. Teria ela me convidado a tomar um chá? Com ou sem elefantes?

Referencias

Vivienne de Watterville.1935(2001). Un thé chez les éléphants. Paris. Editions Payot & Rivages.

Idem .1935(2001) Petite musique de chambre sur le mont Kenya, Editions Payot & Rivages.

Foucault, Michel.1984. Histoire de la sexualité 2- l´usage des plaisirs, Paris, Gallimard.

Telles, Norma. 2011. Desejo e arte de escrever intensamente a vida, as histórias, os feminismos. Texto preparado para XIV Seminário Internacional Mulher e literatura / V Seminário Nacional Mulher e literatura, Brasília. ( digitalizado)

Pateman, Carole. 1993.O contrato sexual, São Paulo:Paz e terra

Rago, Margareth. 2011. Invenções de si e Espaços Autobiográficos nos Feminismos contemporâneos: A Imaginação Criativa em Norma Telles. Texto apresentado no XIV Seminário Internacional Mulher e literatura / V Seminário Nacional Mulher e literatura, Brasília.


[1] Por exemplo Karen Blixen, Mary Jobe Akeley, Mary Roberts Rinhart, Francesca Marciano, Anna Maria Abushama, Isabelle Eberhart, May French Sheldon, Rosamenon Halsey Carr et tant d´autres...

[2]Título de um de seus livros, ver bibliografia

[3] Ver Foucault, 1076, Histoire de la sexualité, vol.1, Paris :Gallimard

[4] Na noção de "dispositivo amoroso", cunhada por mim, o amor é para as mulhers o que o sexo é para os homens: necessidade, razão de ser, de viver, fundamento identitário. O dispositivo amoroso investe os corpos-em-mulheres sempre prontos a se sacrificar, a viver para e pelos outros. Por outro lado, o dispositivo amoroso leva aas mulheres à norma de uma hererossexualidade incontornável, pois a procriação é sua recompensa. Ver a este respeito,

labrys, études féministes/ estudos feministas
juillet/décembre 2011 -janvier /juin 2012  - julho /dezembro 2011 -janeiro /junho 2012